quinta-feira, 5 de maio de 2011

Um minuto de silêncio.

    E vou fazer um minuto de silêncio. Para mim e para você. Vou fazer um minuto de silêncio pelo que éramos quando crianças. Por todos aqueles brinquedos deixados de lado e não mais usados. Pelos meus livros e filmes preferidos. Li e revi inúmeras vezes e, por fim, esqueci-me deles. Pelas músicas que eu cantava e não canto mais. Vou fazer um minuto de silêncio pela menina e o meninos que fomos. Todos crianças.  Pelos nossos sonhos infantis. Porque achávamos que tudo era possível. Silêncio pela nossa ingenuidade, pois ela nos fazia enxergar outros planos. A tristeza era só temporária. O amor, ainda, era acreditado, embora - às vezes- distocido. Um minuto de silêncio por tudo aquilo que fomos e não somos mais. Por tudo aquilo que o mundo real nos tirou. O mundo real que parece mais irreal a cada olhar. Então, pedirei silêncio por aqueles velhos tempos: andar descalço na rua, brincar a tarde toda, mamãe e papai felizes, desenhos e escola. Por chorar por qualquer bobagem e sorrir por qualquer pilhueta. Pelos avós que tínhamos, férias longuíssimas e um natal tão distante. Um minuto de silêncio pelos nossos amiguinhos e companheiros de travessuras. Afastamo-nos.
    Absoluto silêncio: por aquilo tudo. Achar que nunca cresceria. Pensar que estaríamos protegidos por um simples cobertor. Que jamais sentiríamos dor e que seríamos eternos, amados e felizes.
    Agora, eu peço silêncio por mim e por você.  Porque se ao menos fôssemos um milésimo do que fomos, não estaríamos nesse mesmo lugar agora. Não seríamos tão passivos e impassíveis diante de um mundo tão vergonhoso. Se fôssemos uma parcela do que éramos, talvez voltássemos a acreditar em coisas impossíveis; tentar mudar o imutável. Voltar a acreditar naquilo que nem sabemos mais o que é: a vida.
    Um minuto de silêncio por nós. Porque somos tão egoístas e só pensamos em nós. Uma triste irrealidade. Porque esquecemos, sobretudo, do que nós mesmos fomos.

3 comentários:

  1. o tempo tem esse poder de transformar as coisas, até a gente mesmo. Mas é ele também que nos trás coisas novas, nos faz amadurecer e encontrar respostas que quando éramos "pequenos" não sabíamos responder...
    Lindo texto. parabéns!

    ResponderExcluir
  2. "....Jamais desista de si mesmo.Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espectáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário."
    Fernando Pessoa

    Ótimo fim de semana.

    Doce beijo.

    ResponderExcluir